Blog
Língua geográfica
24.06.13
Terapia Biomagnetica

Língua geográfica

Lingua%20geografica%20(2).jpg

Lingua%20pronta.jpg

 

Língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é um distúrbio benigno cuja principal característica são as lesões erosivas eritematosas (avermelhadas), com bordas irregulares, cinzento-esbranquiçadas, um pouco salientes, que fazem lembrar os contornos de um mapa geográfico e podem migrar de uma área para outra da língua.
Na região das placas, que podem aumentar progressivamente de tamanho, há descamação das papilas linguais filiformes, que têm função abrasiva e formato cônico; enquanto as papilas fungiformes com formato de cogumelo e função gustativa permanecem como pontos mais elevados.
Embora possam manifestar-se em pessoas de qualquer idade, as lesões surgem mais nos primeiros anos de vida e tendem a desaparecer até os sete, oito anos.
A prevalência é maior no sexo feminino.

Sintomas
As lesões não comprometem o paladar e podem permanecer ativas por períodos curtos ou longos, regredir espontaneamente e reaparecer depois.
Embora sejam quase sempre assintomáticas, alimentos condimentados, ácidos ou bebidas alcoólicas provocam ardência e queimação.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/l/lingua-geografica-glossite-migratoria-benigna-ou-eritema-migratorio/

Material de pesquisa

Helba Otoni

www.helbaotoni.com.br

@helbaotoni