Blog
Ímãs podem ser importantes armas contra a depressão
01.04.16
Pesquisa

Ímãs podem ser importantes armas contra a depressão

A ciência acaba de descobrir uma nova arma contra a depressão: os ímãs. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, mostra que aplicar ímãs na cabeça de pacientes depressivos ativa importantes partes do cérebro e pode ser mais eficaz para combater a doença do que os remédios.
O estudo, publicado pelo periódico especializado Archives of General Psychiatry, analisou 190 pessoas que sofriam de depressão e não respondiam aos tratamentos convencionais, com base em medicamentos. Uma parcela dos voluntários foi tratada durante três semanas por meio da terapia de estimulação magnética - o método consiste no uso, por cerca de 37 minutos ao dia, de um capacete que aplica uma corrente magnética sobretudo na parte frontal do cérebro.
Os demais pacientes utilizaram o mesmo capacete pela mesma quantidade de dias, mas com o campo magnético bloqueado. Os cientistas notaram que a depressão desapareceu em 14% dos voluntários tratados com as ondas magnéticas, enquanto apenas 5% dos pacientes do outro grupo apresentaram melhora.
Mark George, médico que liderou o estudo, disse: "O resultado dessa pesquisa sugere que a terapia magnética no lóbulo pré-frontal é um tratamento sem efeitos colaterais e com significativos efeitos no combate à depressão".


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/imas-podem-ser-importantes-armas-depressao

 

Material de pesquisa

Helba Otoni

www.helbaotoni.com.br

@helbaotoni

Comente essa publicação